Esta página contém links para posts antigos deste site. Estes posts podem não refletir o estado atual das tecnologias abordadas, bem como podem não refletir minhas opiniões pessoais e convicções atuais, que podem ter mudado ao longo do tempo.

Utilizando e-mail assinado e criptografado com S/MIME

Para garantir a privacidade de seus e-mails, além de usar uma senha segura e um provedor de e-mail confiável, é extremamente importante a utilização de criptografia ponta-a-ponta; esse tipo de processo garante que só você e o remetente/destinatário tem acesso ao conteúdo da mensagem. Qualquer outra entidade (pessoa, empresa, governo, etc) que obtiver uma cópia da mensagem não poderá ler o conteúdo, pois ele estará “embaralhado”. Nem mesmo o provedor do e-mail terá acesso ao conteúdo. O conteúdo é criptografado em seu dispositivo (computador, smartphone, tablet, etc), e descriptografado no dispositivo do destinatário.

A nossa necessidade será a verdadeira criadora

O esforço de desenvolvedores independentes, que na falta de bons aplicativos oficiais, criavam por eles próprios aplicativos alternativos tão bons, mas tão bons, que a experiência de uso superava e muito aos aplicativos oficiais.

Eu sou trouxa

E não sou trouxa sozinho. Tem muito trouxa por aí.

O dilema da privacidade

Apesar do aumento da consciência em relação à privacidade e segurança de dados, o usuário comum não valoriza tanto a discussão acerca desse tema; às vezes sequer tem consciência da exposição de seus dados. Por vezes, optamos pela cessão de nossos dados em troca de praticidade, ou de uma pseudo-gratuidade de serviços. Afinal, devemos nos preocupar com a privacidade?

O compartilhamento de dados entre WhatsApp e Facebook não é coisa nova

O compartilhamento já era realizado há muito tempo, apenas o usuário não era explicitamente informado.

Obsolescência Programada

Ou "Como as Fabricantes o Forçam a Comprar as Novas Versões", ou "Tática Chaves de Venda de Balões"

Instalando Phalcon Framework no Debian 8 64 bits

O Phalcon é um Framework PHP de alto desempenho, pois ele é uma extensão compilada do PHP. Neste guia você aprende a instalá-lo em um sistema Debian 8 de 64 bits.

Performance e Otimização de Bancos de Dados MySQL

Um webinar gratuito sobre como obter o máximo desempenho ao buscar dados de um servidor MySQL em sua aplicação. Este Webinar foi produzido pela KingHost.

Aprimorando o particionamento em MySQL - Subpartições

Dando seguimento ao post anterior sobre particionamento de tabelas no MySQL, este post explica um passo a mais, o subparticionamento.

Acelerando suas queries com o particionamento do MySQL

Quando você tem uma tabela com muitos registros no MySQL, as buscas podem se tornar extremamente lentas. Uma forma de otimizar a velocidade de suas buscas pode ser particionar a tabela.

Lidando com o mercado dos eletrônicos

O mercado dos eletrônicos (smartphones, computadores, tablets, etc) é frustrante. Você compra algo, pra pouco tempo depois cair o valor, ou então lançar uma versão nova muito melhor pelo mesmo preço.

A mensagem da cruz

Por que seguir aos ensinamentos de Jesus Cristo? Ouvimos de muitos cristãos experientes a resposta “Porque ele morreu por nós”, “Porque deu sua vida para que nós tenhamos a vida eterna”, “Porque morreu pelos pecados do mundo”. Assumindo a hipótese de que Cristo não tivesse tivesse sido morto, deveríamos deixar de segui-lo, ou ignorar seus ensinamentos?

Odeio sorvete de pistache

Odeio sorvete de pistache. Sério, o gosto é muito ruim. É nojento, repugnante, repulsivo. Ninguém deveria comer isso. Aliás, não deveria nem mesmo existir o direito de alguém comer uma coisa ruim dessas. Devia ter uma lei proibindo.

A demonização do hardware

O hardware foi e sempre será peça fundamental em uma solução computacional; sem ele, de nada servem os algoritmos, cálculos de complexidade, modelagens, e tudo o mais que os desenvolvedores de software fizerem. Ele sempre foi um aliado do programador. Hoje, é demonizado em massa por esses mesmos profissionais. O quê ocorreu?